Projeto Pascrilu: educação, esporte, cultura e meio ambiente

Nivaldo Ferreira dos Santos*

Nas últimas semanas tive a oportunidade de conversar com várias lideranças comunitárias do bairro Santa Ruth, em especial integrantes do Clube de Mães Santa Ruth, que mantém naquele local o projeto Pascrilu, através do qual dezenas de crianças e adolescentes são beneficiadas com atividades educativas, culturais e esportivas. Com base nas informações que recebi, principalmente da Senhora Geralda Figueiredo Soares, que é diretora do Clube de Mães Santa Ruth e coordena o projeto Pascrilu, comento a seguir as atividades desenvolvidas nos últimos meses e as ações em andamento no projeto, que conta atualmente com recursos e apoios de órgãos públicos, empresas e voluntários da própria comunidade.

EDUCAÇÃO, FESTAS E EVENTOS

Periodicamente o Clube de Mães Santa Ruth promove eventos no Centro Comunitário, sempre em parceria com outras entidades como o Clube de Jovens Adiel e a Sociedade São Vicente de Paulo, arrecadando recursos para manter as atividades das entidades e realizar obras e melhorias no Centro Comunitário e na Igreja de São Vicente de Paulo.

Como exemplos podemos citar a Feijoada realizada no dia 2 de agosto, a venda de pastéis, feita periodicamente em dias de missa na Igreja que funciona junto ao Centro Comunitário, a comemoração da Festa do Padroeiro São Vicente de Paulo, realizada anualmente no final do mês de setembro, e festas temáticas realizadas por voluntários, como “Bazar da Pechincha”, “Dia das Crianças”, Carnaval, comemoração do Natal, festa junina/julina e outras.

E o próximo evento já está marcado: será o “Dia V” (ou “Dia do Voluntariado”), que está sendo organizado através de parceria entre os “Voluntários Vale” e as entidades comunitárias do Bairro Santa Ruth: Projeto Pascrilu, Clube de Mães Santa Ruth, Sociedade São Vicente de Paulo, Grupo de Jovens Adiel, Associação dos Amigos do Bairro Santa Ruth. A data de referência é o primeiro domingo de dezembro, dia mas as atividades no Centro Comunitário do Bairro Santa Ruth se iniciarão durante a semana, com palestras à noite do dia 1º ao dia 4 de dezembro, sempre às 19:30. No sábado, dia 5, e no domingo, dia 6, haverá várias atividades, voltadas principalmente para crianças, adolescentes e jovens, entre elas um curso de desenho em quadrinhos. As palestras cujos temas já foram definidos são: “Como lidar com a depressão e a ansiedade”, palestrante Camila Barbosa, dia 2; “Relações entre pais e filhos”, palestrante José Silvério, dia 3. Nos próximos dias será divulgada a programação completa do evento – quem quiser mais detalhes pode entrar em contato com Romário Ferreira, via Facebook, ou com Dona Geralda, pelo telefone 3834-6390. Informem-se e participem!

ESPORTE

As crianças e adolescentes que participam do projeto Pascrilu também têm oportunidade de se desenvolver na área esportiva, através da oficina de judô, que é coordenada por Yana da Silva Pinto, faixa preta vinculada à Federação Mineira de Judô e campeã brasileira, que atende mais de 40 crianças e adolescentes, das quais 22 (vinte e duas) competiram na etapa do Campeonato Brasileiro de Judô realizada em Itabira no primeiro final de semana de julho de 2015.

Aliás, nessa etapa do Campeonato Brasileiro de Judô, duas crianças do projeto Pascrilu conseguiram obter medalhas, sendo um menino e uma menina, ambos com medalhas de bronze em suas categorias. E vários alunos da oficina de judô do projeto já participaram em competições realizadas em outras cidades de Minas Gerais e até em outros estados, com medalhas e bons resultados conquistados em várias ocasiões.

CULTURA

Um dos focos do projeto Pascrilu é o desenvolvimento educacional e cultural das crianças e adolescentes. E para viabilizar ações nessa área, ao longo dos anos as coordenadoras vêm buscando recursos junto a órgãos públicos e empresas, tendo sido contempladas com recursos de um edital do Fundo Municipal da Infância e da Adolescência (FIA), o qual foi complementado com recursos doados pela Vale S/A e permitiram a realização melhorias nas instalações físicas do Centro Comunitário, como obras na cozinha e na sala onde são realizadas atividades educativas, além da compra de cadeiras e mesas e da montagem de uma sala de informática, para a qual foi conseguida também, através de outras parcerias, a doação de alguns computadores. Atualmente a equipe está buscando o apoio de novos voluntários que possam ajudar a concluir a montagem da sala de informática e também de pessoas que possam atuar como monitores/instrutores de informática.

Através dessas parcerias foi possível também adquirir instrumentos musicais (violão, guitarra, trompete, bateria, flauta, gaita) e a equipe está buscando o apoio de voluntários que possam atuar como monitores/instrutores para realizar atividades de iniciação musical para ampliar a atuação na área cultural.

MEIO AMBIENTE

Outra frente de atuação do projeto Pascrilu é a área ambiental. Em parceria com o Clube de Jovens e a Associação dos Amigos do Bairro Santa Ruth, o Clube de Mães já realizou, em anos anteriores, algumas caminhadas ecológicas no bairro e apresentou à Prefeitura um projeto para preservação de nascentes. Atualmente está em andamento uma proposta para realizar atividades de educação ambiental com a participação das crianças, adolescentes e suas famílias.

Concluímos por aqui, parabenizando a todos que participam deste importante trabalho e torcendo para que mais e mais pessoas, empresas e órgãos públicos venham a apoiar para que o trabalho possa evoluir cada vez mais.

Para saber mais ou colaborar com o projeto Pascrilu entrem em contato com “Dona Geralda” (3834-6390). Até breve!

* Nivaldo Ferreira dos Santos é Mestre em Administração Pública, Professor, Líder Comunitário e Servidor Público

comentários