2016 já começou! E o que vem por aí?!?

por Nivaldo Ferreira dos Santos*

nivaldo2016 já chegou! E um mês inteiro já se foi… Mas ainda há muita coisa para acontecer neste ano, principalmente em áreas como política, economia e esportes, em especial os Jogos Olímpicos, que este ano serão realizados no Brasil. E há também outros temas importantes na agenda em nosso município, no estado, no país e no mundo. No texto de hoje comentaremos e discutiremos sobre alguns dos temas que devem se destacar durante este ano. Confiram a seguir.

POLÍTICA

A maioria das pessoas está de olho nas eleições municipais, já que em outubro teremos um importante momento de decisões políticas em todo o Brasil, quando serão eleitos(as) ou reeleitos(as) milhares de prefeitos(as), vice-prefeitos(as) e vereadores(as). No primeiro trimestre devem acontecer ainda muitas mudanças no quadro partidário, com filiações, desfiliações e mudanças nos partidos. Em seguida, até julho, serão definidas as coligações e confirmados os nomes dos candidatos e das candidatas a esses milhares de cargos em disputa. De agosto a outubro serão realizadas as campanhas e nos últimos meses do ano os(as) eleitos(as) se prepararão para assumir seus mandatos no início de 2017 para comandarem nossos municípios durante os próximos quatro anos. É importante que todos(as) acompanhemos de perto as movimentações políticas, a formação das chapas, as campanhas e as propostas de cada candidatura para tomarmos as melhores decisões, com muita consciência e responsabilidade. Vamos nos preocupar em fazer bem a nossa parte!

E paralelas às eleições municipais outras questões políticas também estarão em destaque no Brasil, principalmente na capital federal, Brasília (DF), onde algumas decisões podem levar a mudanças significativas na Câmara Federal e no Senado e até mesmo a mudanças na presidência da república. Certamente estaremos todos atentos às movimentações de Brasília, pois podem afetar a vida de cada um de nós, tanto para melhor quanto para pior.

Outro fato político que estará no centro das atenções em todo o mundo será a eleição do(a) novo(a) presidente (e vice-presidente) dos Estados Unidos da América (EUA), um dos países mais poderosos do nosso planeta, que será realizada em novembro. É importante lembrar que o processo eleitoral de lá é bem longo, incluindo também as “prévias eleitorais” de cada partido – e o atual presidente dos EUA, Barak Obama, já está no seu segundo mandato e não poderá ser reeleito.

ECONOMIA

Estamos vivendo um período ruim na economia de vários países e, infelizmente, um dos quadros mais complicados é o do Brasil, que vive uma retração em vários setores da economia combinada com aumento da inflação. Em Itabira há outro complicador, que é a dependência econômica em relação à mineração, um dos setores com pior desempenho atualmente, especialmente pela queda significativa do valor do minério de ferro, nosso principal produto. E o acidente com a barragem de Fundão, em Mariana (MG), no início de novembro de 2015, trouxe ainda mais apreensões com relação à atividade mineradora, o que só será superado com o tempo e/ou com novos investimentos nos nossos municípios mineradores.

Mas temos esperança de que este quadro melhore e que nossos municípios, nosso estado e o Brasil como um todo superem esse momento difícil e desenvolvam novas alternativas econômicas que possam agregar valor aos nossos produtos e à nossa economia, viabilizando inclusive a diminuição da dependência em relação às atividades meramente extrativistas.

ESPORTES

Os Jogos Olímpicos tendem a ter destaque especial porque é a primeira vez que o Brasil será sede desse importante evento que envolve praticamente todos os países do mundo. E Itabira também fará parte desse momento histórico, já que seremos uma das cidades onde passará a tocha olímpica e nos últimos anos tivemos destaque em várias modalidades, tanto em esportes coletivos quanto em esportes individuais, como futebol, atletismo, ginástica, esportes de luta e várias outras.

OUTROS DESTAQUES

Para completar lembramos que a Organização das Nações Unidas e outras organizações pelo mundo afora sempre destacam temas importantes a serem discutidos a cada ano e em 2016 teremos: “Ano Internacional das Leguminosas”, promovido pela Organização das Nações Unidas para Agricultura e Alimentação (FAO), com o objetivo de destacar o poder da proteína e os benefícios à saúde dos legumes secos, como os diversos tipos de feijão (preto, mulatinho, manteiga e carioca), além do grão-de-bico, ervilha, soja, lentilha e fava, entre outros; “Ano Internacional do Entendimento Global”, promovido pela Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco), com a finalidade de proporcionar uma compreensão profunda da maneira com que os povos devem conviver para garantir a sustentabilidade; “Ano Santo da Misericórdia” – no período de 8 de dezembro 2015 a 20 de novembro de 2016 a Igreja Católica está promovendo uma anistia geral a todos os católicos arrependidos, perdoando inclusive os casos de aborto e até mesmo os “crimes de sangue”, que são motivo de excomunhão.

E isso é só o começo, porque 2016 terá ainda muitos outros destaques… Aguardem!

* Nivaldo Ferreira dos Santos é Mestre em Administração Pública, Professor, Líder Comunitário e Servidor Público

comentários