LesteMais.com | Memorial Vale leva exposição Mineiridades ao interior de Minas

Memorial Vale leva exposição Mineiridades ao interior de Minas

Nova Lima, Brumadinho, Itabirito, Congonhas, Itabira, Ouro Preto e Santa Bárbara receberão o Memorial Vale Itinerante Mineiridades

Após o êxito da Exposição Itinerante Africanidades, que percorreu o interior do Estado com um recorte do Memorial Minas Gerais Vale com foco em questões étnico-raciais, o museu põe o pé na estrada novamente em 2017 com o Projeto Mineiridades. A proposta é levar cultura gratuita, por meio da experiência, ampliando o acesso das comunidades abarcadas.

A primeira parada no roteiro desta viagem pela história do Estado e da Mineração será em Nova Lima. A abertura da exposição será no dia 16 de março, às 19 horas, no hall da Prefeitura Municipal (Praça Bernardino de Lima, sem número). Brumadinho, Itabirito, Congonhas, Itabira, Ouro Preto e Santa Bárbara também receberão a mostra ao longo do ano. A exposição ficará aberta ao público, gratuitamente, entre os dias 17 de março e 30 de abril.

A iniciativa, composta por uma exposição e atividades culturais e educativas, reproduzirá salas do Memorial como Barroco Mineiro, Fazendas, Caminhos e Descaminhos e Jequitinhonha, e fará a releitura de outras, levando para as cidades uma nova oportunidade de vivenciar a essência de ser mineiro. Ao adentrar a exposição, os visitantes serão envolvidos por memórias afetivas por meio de sons, imagens e aromas.

Em cada localidade, a exposição agregará parte da cidade e da história de seus moradores, como forma de valorizar as tradições locais, e receberá um totem para visita virtual ao acervo completo do museu. Além disso, cada cidade terá um Edital de Fotografias, que resultará em uma mostra no Memorial, em Belo Horizonte, no final do projeto, com os trabalhos vencedores.

Confira a programação de atividades culturais e educativas em Nova Lima:

  • 24 de março – Apresentação da Sociedade Musical Santa Efigênia
  • 5 de abril – Oficina de queca (adultos)
  • 6 de abril – Oficina de lamparina (adultos)
  • 8 de abril – Oficina de lamparina (pais e filhos)
  • 28 de abril – Apresentação da Corporação Musical União Operária
  • 30 de abril – Apresentação da Corporação Musical Sagrado Coração de Jesus

Sobre o Memorial Minas Gerais Vale

O Memorial Minas Gerais Vale é resultado da parceria entre a Vale, a Fundação Vale e o Governo de Minas e funciona no antigo prédio da Secretaria de Estado da Fazenda, originalmente denominada Secretaria das Finanças no século XIX. O espaço é uma iniciativa que se alinha ao propósito da Fundação Vale de fortalecer as identidades culturais regionais e valorizar a cultura, a memória e o patrimônio histórico nos territórios onde a Vale atua.

Serviço

O que: Exposição Mineiridades.
Onde: Hall da Prefeitura Municipal de Nova Lima – Praça Bernardino de Lima, s/n.
Quando: de 17 de março a 30 de abril.

comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *