Container adaptado será espaço cultural em Piriquito

Em reunião realizada no dia 28/3, na Prefeitura Municipal de Periquito, a Programadora e Produtora Cultural Luciana Profiro apresentou para o prefeito Geraldo Godóy iniciativa que será implantada em seu município, estruturando um Centro Cultural. Trata-se do Projeto Contém Cultura, patrocinado pela CENIBRA, via Lei Federal de Incentivo à Cultura. O espaço será construído a partir do conceito de arquitetura sustentável e econômica, adaptando dois containers em sala climatizada para ações culturais.

O objetivo é promover a cultura nacional nas cidades do interior do estado de Minas Gerais, estimulando o consumo e produção cultural a partir de espaços dedicados para esse fim. Periquito foi a primeira cidade escolhida neste primeiro ano do Projeto. O Espaço consistirá em uma sala de exibição de filmes / documentários nacionais e lugar para promoção de saraus literários com programação gratuita semanal durante 10 meses. Após a execução, será doado para o município para ser utilizado e gerido conforme diretrizes e demandas da Secretaria Municipal de Educação.

A contrapartida do município será a seleção, contratação e disponibilização de uma pessoa para trabalhar no centro cultural (sendo remunerada pelo projeto), a definição e cessão do espaço para instalação do Centro Cultural com disponibilização de ponto e fornecimento de energia elétrica.

A iniciativa está na fase inicial, o local já foi escolhido e o contêiner está em fase de adaptação. Nos próximos meses, serão adquiridos o acervo audiovisual e os equipamentos de projeção, criada agenda de utilização do espaço junto a Secretaria de Educaç ão, selecionado o facilitador cultural para trabalhar no centro, bem como realizada oficina de capacitação para o facilitador contratado e articuladores para promo ção das atividades culturais no espaço.

O centro cultural será construído seguindo as determinações da LEI No 10.098, DE 19 DE DEZEMBRO DE 2000 que estabelece normas gerais e critérios básicos para a promoção da acessibilidade das pessoas portadoras de deficiência ou com mobilidade reduzida. Haverá rampa e corrimão na entrada e saída, bem como localização definida para os cadeirantes e portadores de necessidades especiais. Visando acatar a LEI 13.146 de 06/07/2015, em 1 (uma) sessão por mês, totalizando 10 sessões ao longo do período de execução, serão acatadas todas as medidas de Audiodescrição, legendagem descritiva, Língua Brasileira de Sinais (Libras) com profissionais devidamente capacitados, residentes na região do Vale do Aço.

“Acreditamos que a cultura é um poderoso instrumento de transformação social. Este projeto será um marco no município de Periquito. Uma parceria da CENIBRA com a comunidade, por meio da iniciativa da produtora cultural responsável pelo Projeto” afirma Leida Hermsdorff Horst Gomes, Coordenadora de Comunicação Corporativa e Relações Institucionais da CENIBRA.