43° Festival de Inverno de Itabira começa nesta sexta-feira e vai até o dia 30

Terá início nesta sexta-feira, 14 de julho, otradicional Festival de Inverno de Itabira que se estende até o próximo dia 30. Serão mais de 130 atrações de música, dança, teatro, literatura, oficinas e palestras.

Na sexta-feira a Orquestra de Câmara da Escola Livre de Música de Itabira (ELMI) apresenta um concerto dedicado exclusivamente aos clássicos do rock, com interpretações do The Beatles, The Doors, Kansas e Led Zeppelin. O concerto será às 19h30 no teatro da Fundação Cultural e a entrada é gratuita.

Com o apoio da Fundação Cultural Carlos Drummond de Andrade, o Encontro Nacional de Motociclistas também terá início na sexta-feira, 14. A banda Seven Little Heads fará a abertura do evento. No sábado haverá uma recepção aos motociclistas e shows com as bandas Jurassic Metal, DR 80, Valhalla e Zé Pelin.

Também na sexta-feira a sambista mineira Júlia Rocha, participante do The Voice Brasil, abrirá o Bar Cultural da Fazenda do Pontal às 21 horas. Julia apresentará o tradicional “Samba de Raiz” interpretando compositores clássicos do Samba, considerados ícones desta cultura, como Chico Buarque, Noel Rosa, Caetano Veloso, Dona Ivone Lara, Cartola, Djavan, Paulinho da Viola, Zeca Pagodinho, Arlindo Cruz, Adoniran Barbosa, Beth Carvalho e João Bosco.

Este slideshow necessita de JavaScript.

Os ingressos para o Bar Cultural estão disponíveis pelo site Sympla (https://www.sympla.com.br/), no Filé di Gato e Sr. Alcântara Panquecaria. As entradas também poderão ser adquiridas no local do evento.

No sábado, 15 de julho, será aberta no foyer da Fundação Cultural a exposição “SOLO” – Memória MusicalBrasileira em Cerâmica, do artista plástico itabiranoGenin Guerra.No mesmo local a dupla Danuza e Menezes fará a apresentação Pandeiro Mineiro.

Ainda no sábado o Bar Cultural na Fazenda do Pontal receberá a 3ª edição do Aperte o Play. Um encontro de Dj’s com a presença de SilenceSquad, Mattrop e João Nazz de Belo Horizonte e os Dj’s Santiago, Tex e Kaya, de Itabira. Logo após a Banda FlipSide apresenta o melhor do reggae e rock.

No domingo a programação se inicia às 14 horas no Memorial Carlos Drummond de Andrade, com o cortejo dos grupos de marujos São Benedito, Nossa Senhora do Rosário, Nossa Senhora da Aparecida, São Sebastião e ainda o Batuque do Barro Preto, de Santa Maria de Itabira. Às 16 horas a Banda Santa Cecília se apresenta na Concha Acústica e o Coral da Fundação Cultural no distrito de Senhora do Carmo.

A cerimônia de abertura oficial do 43º Festival de Inverno de Itabira será realizada às 17 horas, na Concha Acústica, com apresentação dos Meninos de Minas e logo após a Orquestra de Cordas e Capoeira, com músicos da Orquestra Filarmônica de Minas Gerais e Capoeiristas do Grupo Cordão de Ouro. Zé Mulato e Cassiano se apresentam às 19 horas também na Concha Acústica. A dupla caipira é considerada a mais importante em atividade no Brasil.

A programação completa está disponível no site www.fccda.mg.gov.br

O 43° Festival de Inverno de Itabira é uma realização da Fundação Cultural Carlos Drummond de Andrade e Prefeitura de Itabira e tem o patrocínio da Vale.