Alunos do CNSD se reúnem com vereadores em visita guiada à Câmara

Atividade coordenada pela Escola do Legislativo Professor Paulo Neves aconteceu nesta quinta-feira

Cinquenta e seis alunos do 4º Ano do Ensino Fundamental do Colégio Nossa Senhora das Dores (CNSD) visitaram a Câmara Municipal de Itabira nesta quinta-feira, 19 de abril. A atividade foi orientada pela Escola do Legislativo Professor Paulo Neves, com a finalidade de aproximar os alunos do Poder Legislativo. De acordo com as professoras que acompanharam as turmas, os estudantes estão aprendendo em sala de aula uma disciplina sobre “Governo Municipal e Cidadania”. A visita à Câmara teve como objetivo proporcionar uma experiência prática.

Como quinta-feira é dia de reunião de comissões, os alunos chegaram meia hora mais cedo, se acomodaram no Plenário e ouviram o presidente Neidson Dias Freitas (PP) dar algumas explicações básicas sobre os trâmites legislativos. “Lá na escola de vocês têm regras, não tem? É preciso chegar no horário, pedir à professora para sair da sala… No Município também é assim. E as regras que determinam o que pode e o que não pode são aprovadas aqui na Câmara, pelos vereadores”, explicou Neidson.

Depois da apresentação inicial, foi a vez de perguntar. Munidos de questões previamente elaboradas, os alunos sabatinaram os parlamentares sobre os mais variados assuntos: qual o papel do vereador; como anda a cidade economicamente; o que o prefeito faz com o dinheiro dos impostos; quais são os projetos para o futuro, dentre outros. As respostas a cada uma das perguntas foram anotadas pelos integrantes da classe. Depois do encontro, os convidados-mirins conheceram o gabinete do presidente e as demais instalações da Câmara Municipal.

De acordo com a diretora da Escola do Legislativo, Marcela Cristina Lopes da Silva, o Colégio Nossa Senhora das Dores já participou da visita orientada outras vezes, sempre com número significativo de alunos. Ela afirmou também que qualquer escola pode aderir ao projeto, que visa aproximar as crianças e adolescentes do poder público, despertando-lhes o interesse pela boa política.

 

Projetos liberados

Durante a reunião de comissões desta quinta-feira, os vereadores liberaram dois projetos para votação na terça-feira que vem – ambos que declaram entidades como Utilidade Pública Municipal. Um deles é o Projeto de Lei 24/2018, de autoria do vereador Neidson Freitas, que reconhece a Associação Transformar – Mudanças. O outro é o Projeto de Lei 23/2018, que declara como utilidade pública a Associação Itabirana de Sustentabilidade Ambiental, de autoria do vereador Ronaldo Meireles de Sena, Capoeira (PV). A formalização abre caminhos para as organizações firmarem parcerias com o poder público em busca de recursos para potencializar suas ações.

comentários