CENIBRA premia fornecedores

No último dia 18/4, no Centro Cultural Usiminas, em Ipatinga, a CENIBRA realizou a solenidade anual de premiação dos fornecedores que se destacaram no último período. No total, foram 14 empresas agraciadas tanto do processo florestal quanto industrial, em diversas categorias de prestação de serviços. Dentre os requisitos verificados estiveram: segurança, saúde ocupacional, qualidade, meio ambiente, recursos humanos, aspectos operacionais e recursos materiais. Ao promover anualmente esta premiação, a CENIBRA reforça que o fornecedor é um parceiro estratégico para o desenvolvimento.

Na foto, Diretor Industrial e Técnico Róbinson Félix, Diretor Comercial Fumihiko Yamada, Diretor-Presidente Naohiro Doi e Gerente de Suprimentos, Cyrino Palhares com os representantes da empresa GMR Transportes, uma das premiadas da noite.

As vencedoras foram:

  • Simpress Comércio, Locação e Serviços S/A
  • Sindus Andritz Ltda
  • MEI Manutenção Elétrica e Automação Ltda
  • Arboris Ltda
  • GMR Transportes Ltda
  • EMBRATERR – Empresa Brasileira de Terraplenagem Ltda
  • NPC/Polo Indústria Comércio e Manutenção Ltda
  • Akzo Nobel Pulp And Performance Quimica Ltda
  • Petronas Lubrificantes Brasil S.A
  • CBC Indústrias Pesadas S.A.
  • Guarany Industria e Comércio Ltda
  • Transportes Borelli Ltda
  • JSL S.A.
  • Lucas Jose Fonseca – ME

A CENIBRA tem uma ampla e diversificada base de fornecedores, que inclui desde pequenos produtores rurais até empresas de grande porte, nacionais e multinacionais. Essa base é dividida entre fornecedores de materiais e equipamentos, insumos e produtos químicos, gás e energia, prestadores de serviços e logística. As negociações e contratações respeitam os critérios de avaliação, seleção e qualificação estabelecidos, principalmente, com relação aos fornecedores estratégicos na cadeia de suprimentos.

Em 2017, foram gastos R$860 milhões (62 % do total) com fornecedores locais (Minas Gerais). É uma prática constante da CENIBRA a valorização de empresas que estejam dentro da sua área de atuação, pois entende que esta é uma forma eficaz de promover o desenvolvimento das comunidades ali inseridas.

A CENIBRA trabalha para construir relacionamentos de qualidade, pautados pela ética e pela parceria de longo prazo com seus fornecedores. Nesse sentido, incentiva as empresas com as quais trabalha a praticar a sustentabilidade e a disseminar informações e conhecimentos sobre o tema entre todos aqueles que integram sua cadeia de valor. Importante destacar ainda que todos os procedimentos de compras e contratações fazem parte do sistema de qualidade da Empresa, e todas as práticas são detalhadamente apresentadas nesses procedimentos. Qualquer empresa que apresente requisitos de qualidade de produtos ou serviços, atenda aos critérios de cadastramento e cultue valores semelhantes aos da CENIBRA é um potencial fornecedor. Dentre os principais aspectos de seleção, mencionamos:

Ambientais: todos os fornecedores cujas operações envolvam riscos ambientais somente serão selecionados após apresentação de todas as licenças aplicáveis, especialmente aquelas com foco na preservação do meio ambiente e dos recursos naturais;

Práticas Trabalhistas: todos os contratos firmados incluem cláusulas contendo a garantia dos direitos advindos da Consolidação das Leis do Trabalho (CLT) e práticas de saúde e segurança do trabalho conforme normas internas da CENIBRA;

Direitos Humanos: todos os contratos firmados incluem cláusulas relacionadas a direitos humanos, como a não discriminação, seja por origem, raça, sexo, cor, idade, credo, e quaisquer outras formas, incluindo os portadores de necessidades especiais, desde que não haja impedimento de execução das tarefas e não coloque em risco sua integridade física;

Sociais: prevenção de todos os possíveis impactos à sociedade, conforme lista de aspectos de seleção, como os ambientais, de práticas trabalhistas e de direitos humanos.

Periodicamente são realizadas inspeções pelos especialistas em recursos humanos e técnicos de enfermagem e de segurança, com o objetivo de verificar as condições de trabalho a que estão submetidos os empregados, as condições dos alojamentos, das instalações sanitárias, da alimentação, dos equipamentos de proteção e das jornadas de trabalho. Em parceria com a equipe de recursos humanos, existem também os auditores internos, que monitoram o atendimento à legislação, às normas e aos procedimentos. Além disso, a CENIBRA é certificada na ISO 9001, ISO 14001 e FSC/Cerflor e os padrões das certificações tratam especificamente das questões trabalhistas e de segurança e saúde ocupacional. Tais princípios e critérios são referência para as auditorias anuais de manutenção dos certificados, e aspectos relacionados à questão são objeto de verificação quanto ao seu atendimento pela Empresa.

Com o objetivo de desenvolver e qualificar seus fornecedores, a CENIBRA estabelece uma série de medidas que regularizam o processo, de forma a minimizar custos, aumentar a confiança dos usuários, melhorar a qualidade e a segurança e reduzir os riscos de atendimento inadequado. Dentre essas medidas, destaca-se a qualificação de fornecedores. A qualificação tem por objetivo evidenciar a conformidade do fornecedor com os requisitos de qualidade exigidos pela CENIBRA, abrangendo os aspectos legais, de regularidade fiscal, tributária e trabalhista, além de sua capacidade econômico-financeira e técnica. O processo de qualificação visa habilitar a empresa fornecedora para participar de concorrências para contratos de prestação de serviços e fornecimento de materiais, e assegurar a sua permanência no cadastro vigente. A qualificação é realizada tanto para novos fornecedores quanto para aqueles já cadastrados. É importante ressaltar que a CENIBRA garante aos seus fornecedores o direito de livre associação e negociação coletiva, sempre com a postura de respeito e ética e de acordo com o estabelecido pelo Código de Conduta.

comentários