Ensino superior: Diretor da Faculdade Pitágoras se reúne com a vice-prefeita

No final da tarde desta quarta-feira (25), a vice-prefeita Dalma Barcelos e a equipe da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico, Ciência, Tecnologia, Inovação e Turismo (SMDECTIT) receberam Douglas Henrique da Silva Gonçalves, diretor do campus Itabira da Faculdade Pitágoras.

A nova instituição de ensino superior instalada em Itabira irá oferecer, em princípio, mais de 30 cursos na modalidade Ensino à Distância (EAD). “Teremos Engenharia Civil, Mecânica e Elétrica; Administração; Ciências Contábeis, Pedagogia, Serviço Social, Educação Física (licenciatura) e outros cursos dentro do nosso portfólio”, destacou Douglas Gonçalves. Ainda segundo ele, os cursos na modalidade presencial – Engenharia Civil, Mecânica, Elétrica e Direito – dependem de autorização do Ministério da Educação (MEC). “Estamos esperando a publicação das portarias pelo MEC que, acreditamos, devam sair em meados de maio”.

Para o secretário de Desenvolvimento Econômico, José Don Carlos Alves, outra  faculdade na cidade reforça o conceito de “polo do conhecimento”. “Itabira está se tornando um polo. Isso é o caminho para diversificação econômica, sustentabilidade e perenização econômica da região”. Além disso, “a qualidade das instituições que estão chegando, a exemplo do Pitágoras, solidifica mais esse passado de que Itabira tinha poucas faculdades. Agora, não só aumenta a concorrência, como abre possibilidades para alunos da região”, avaliou o secretário.

De acordo com a vice-prefeita, “finalmente” Itabira faz jus ao título de cidade educativa recebido na década de 70. “Estamos concretizando um sonho ainda que tardio. Mais ou menos em 1974, Itabira e Itaúna ganharam esse título. Itaúna foi a frente,  Itabira parou. Mas, agora sim, estamos caminhando”, refletiu Dalma Barcelos que, acrescentou ainda, a importância da Educação como base. “Tudo começa com Educação, inclusive o desenvolvimento. Acredito que nosso mandato está sendo premiado: veio a Una, agora o Pitágoras. Já tínhamos a Unifei. Isso é geração de emprego e renda, é a porta do crescimento”, concluiu.

Ensino

O processo seletivo da Faculdade Pitágoras, instalada nas dependências no Colégio Nossa Senhora das Dores, na rua Santana, será no dia 19 de maio. O início das aulas está previsto para o dia 12 de agosto.

Para os cursos de engenharias, as aulas práticas serão de duas a três vezes por semana, no campus e, a parte teórica no EAD. Já os cursos Administração, Ciências Contábeis, Pedagogia e Serviço Social, têm uma teleaula por semana no campus.

comentários