Segunda Guerra Mundial: Prefeitura de Itabira homenageará expedicionário itabirano

Nesta sexta-feira, as cinzas de Sylvio Martins Lage serão depositadas em monumento histórico da cidade.

Para celebrar o Dia do Expedicionário – 5/5 – a Prefeitura de Itabira irá homenagear nesta sexta-feira (4), às 10 horas, o itabirano Sylvio Martins Lage, 2º sargento da Força Expedicionária Brasileira (FEB), que lutou na Segunda Guerra Mundial, de 1944 a 1945 e que, completaria ainda, 100 anos no próximo mês de julho.

A solenidade será realizada na praça do Expedicionário, no Centro, onde o prefeito Ronaldo Magalhães e os familiares do expedicionário – morto em março do ano passado – irão depositar as suas cinzas aos pés do monumento construído – inaugurado em 1985 – em memória dos combatentes que participaram do maior conflito armado mundial.

Na oportunidade, o prefeito enviará um projeto de lei ao Poder Legislativo para instituir o ano de 2018 como “Ano Municipal do Centenário de nascimento de Sylvio Martins Lage”.

Expedicionário

Sylvio Martins Lage nasceu em 30 de julho de 1918, foi pai de oito filhos e, durante a Segunda Guerra Mundial, esteve na Itália como integrante das forças armadas, onde gerenciou as frotas de caminhões e tanques que transportavam tropas e armamentos. De volta ao Brasil, desligou-se do exército e trabalhou na Acesita até se aposentar. De acordo com sua filha, Lúcia Lage, o expedicionário também se dedicou a jogar futebol até os 70 anos. Além disso, foi vereador por dois mandatos.

comentários