Livros resgatam identidade cultural

O lançamento dos livros da edição 2018 do Projeto Contos Locais, realizado nos dias 16, 21 e 22/5, marcou de forma significativa a iniciativa de resgate da identidade cultural de  Virginópolis, Divinolândia de Minas e Guanhães.

Uma realização da MC Produção Ltda., a iniciativa é viabilizada pelo Ministério da Cultura, por meio da Lei Federal de Incentivo à Cultura, com patrocínio da CENIBRA e apoio do Instituto CENIBRA, Superintendência Regional de Ensino e Prefeituras Municipais.

Até chegar no livro impresso, a equipe do projeto contemplou professores e alunos com oficinas de contação de histórias (com a participação de Bia Bedran), orientações para entrevistas e interação com as gerações mais antigas de cada cidade, de forma a proporcionar o registro em contos, da memória cultural local, ressaltando costumes e personagens do interior de Minas Gerais. Os exemplares serãos distribuídos gratuitamente, por meio da Secretaria Municipal de Educação de cada município.

Durante os eventos de lançamento, os representantes da administração pública reforçaram a importância dos livros para os munícipes no que diz respeito a sensação de pertencimento de uma cultura tão rica e pouco conhecida.

Para Leida Hermsdorff Horst Gomes, Coordenadora de Comunicação Corporativa e Relações Institucionais da CENIBRA, patrocinadora do projeto, “os moradores das cidades contempladas são parte fundamental dos livros; uma vez que é a identidade deles que ali está retratada de maneira tão zelosa e dinâmica”, conclui.

comentários