Relançamento do “Câmara Cultura” tem participação de autoridades internacionais

Diretor de universidade dos Estados Unidos e fotojornalista americana participaram da solenidade na Câmara Municipal

Uma solenidade, seguida de exposição e conferência, marcou o relançamento do Programa “Câmara Cultura” na Câmara Municipal de Itabira, na sexta-feira, 29 de junho. Prestigiaram o evento, além de autoridades locais e regionais, o diretor do Departamento de Música da Universidade Trinity (EUA), Eric Galm, e a fotojornalista Mônica Jorge. Diversos congadeiros e integrantes do grupo Meninos de Minas também estiveram presentes.

Instituído em 1999, o “Câmara Cultura” é realizado pela Câmara de Itabira por meio da Escola do Legislativo Professor Paulo Neves e tem como objetivo fomentar as manifestações artísticas e culturais em Itabira. O programa foi relançado com a exposição fotográfica “Entre um Sonho e Outro – Cultura, Tradição e Desenvolvimento” e a conferência “Do Patrimônio Imaterial à Economia Criativa com raízes Afro-Mineiras e Perspectivas Itabiranas”.

O presidente da Câmara, Neidson Dias Freitas (PP), destacou a importância do congado itabirano e falou da necessidade de manter viva a tradição. “Infelizmente, às vezes, a gente precisa ser reconhecido lá fora para ser valorizado aqui dentro”, afirmou o vereador, referindo-se ao sucesso que foi a apresentação dos congadeiros itabiranos e dos Meninos de Minas nos Estados Unidos, durante o Samba Fest – evento realizado pela Universidade Trinity. “Eles foram lá, as portas estavam abertas e o retorno está aqui. No que depender da Câmara Municipal, vamos manter viva esta tradição. Temos as dificuldades? Sim. Mas estamos trabalhando para consertar Itabira”, declarou o presidente.

Eric Galm, diretor da universidade americana, disse que se sentiu “um menino numa loja de brinquedos” em Itabira. “Sou músico, trabalho no campo da etnomusicologia e sou percussionista. Das últimas vezes estive aqui pesquisei sobre o congado mineiro e estou muito feliz em voltar e apresentar o resultado da primeira fase da minha pesquisa”, afirmou

Eric e Mônica voltaram a Itabira, a convite do produtor cultural Cleber Camargo, para conhecer mais sobre a cultura local após visita da comitiva itabirana àquele país. Na ocasião, os artistas locais participaram da primeira Missa Conga em terras norte-americanas, se apresentaram no palco principal do evento e integraram diversas outras atividades.

comentários