Defesa Civil realiza treinamento na madrugada para avaliar prontidão para emergência

A Defesa Civil Estadual realizou, na madrugada desta sexta-feira, 16/8, treinamento com os líderes dos 96 Pontos de Encontro de Itabira (MG) para verificar se estão prontos para atuar numa situação de emergência. Sem aviso prévio, representantes da Defesa Civil ligaram para as lideranças às 4 horas, convocando a presença de todos em seus respectivos pontos de atuação. A resposta ao exercício foi positiva e teve ampla participação dos envolvidos.

No dia anterior, em palestra ministrada pelo Tenente-coronel Flávio Godinho, coordenador-adjunto da Defesa Civil Estadual, os líderes dos Pontos de Encontro receberam as últimas orientações sobre como proceder durante o simulado deste sábado, 17/8, em Itabira. Ainda nesta semana, foi realizada uma série de treinamentos e reuniões de planejamento para condução da atividade. No Posto de Comando, foi chancelado o plano entre Defesa Civil Estadual e Municipal, Prefeitura de Itabira, Vale, Corpo de Bombeiros Militar, Polícias Militar e Civil e Ministério Público.

O simulado de emergência de barragens de mineração, de caráter preventivo, terá início às 15h neste sábado, e envolverá aproximadamente 19 mil pessoas de mais de oito mil imóveis, localizados em 27 bairros do município. Essas áreas estão nas Zonas de Autossalvamento (ZAS) das barragens Itabiruçu, Conceição, Rio de Peixe, Sistema Pontal e Cambucal l e ll, e Zonas de Segurança Secundária (ZSS) urbana de Itabiruçu e Conceição. Empregados da mina Conceição, que estiverem trabalhando no dia e horário do simulado, também participarão do exercício. O objetivo do exercício é preparar a população para uma situação de emergência com barragem.

comentários