Descubra quais exercícios combinam melhor com sua personalidade

Descubra quais exercícios combinam melhor com sua personalidade

Não é segredo que praticar uma ATIVIDADE FÍSICA é essencial para uma vida longa e saudável. O ponto é escolher algo que combine com você. Agora, esqueça distância de casa ou modinhas fitness. Que tal fazer isso baseada na sua PERSONALIDADE? Dois especialistas se juntaram para indicar ao DAQUIDALI exercícios que tudo a ver com o seu jeito. Confira!

Atividades em grupo são recomendadas para pessoas sociáveis.
Só não pode deixar a conversa atrapalhar o exercício. Foto: Tamara Dragovic / Thinkstock

SOCIAL

Pessoas sociáveis precisam de atividades que exijam coletividade, para se sentirem estimuladas e fazerem novas amizades. “Mas é preciso alguns cuidados para não conversar demais e acabar perdendo o ritmo”, alerta o PERSONAL TRAINER GUILHERME GONÇALVES.

INVISTA EM: danças, hidroginástica, caminhadas, aulas de ginástica, corridas e pedaladas em grupo. 

ANTISSOCIAL

Buscam atividades individuais. “É importante ressaltar que, se você é uma pessoa mais introspectiva e tem vontade de socializar mais, o ideal é procurar também, atividades em grupo”, diz a PSICÓLOGA FERNANDA MION. Contudo, você está bem sozinho?

INVISTA EM: musculação, caminhada, corrida e natação.

COMPETITIVA

Aquelas que gostam de um desafio. “Se você é uma mulher competitiva, a prática de alguma atividade é essencial para você liberar essa energia”, afirma a psicóloga. O personal complementa: “O grande desejo é vencer, a si mesmo ou aos outros. Traçar METAS e impor um prazo de tempo para terminar o exercício serão fatores estimulantes para essa pessoa”.

INVISTA EM: lutas, vôlei, basquete, musculação, cross fit, treinamentos funcionais.

A dança é uma das melhores opções para quem não está interessado em competir, mas sim,
se exercitar sem cobranças. Foto: kzenon / Thinkstock

NÃO COMPETITIVA

Aqui a pressão não é bem-vinda. Segundo Guilherme “é preciso tomar cuidado ao cobrar desempenho dessas pessoas. Ao serem pressionadas, podem acabar desistindo”. Fernanda dá o tom: “se você é uma mulher que não se interessa em COMPETIR, pode pensar em atividades individuais ou grupais que não tenham provas de avaliações. Que sirvam apenas para você ficar BEM com você mesma”. 

INVISTA EM: dança, aula de yoga, pilates.

CORRE RISCOS 

A palavra de ordem é: adrenalina. “Exercícios com CARGAS máximas ou posições que exijamEQUILÍBRIO são almejados por esse perfil de público. Ouse na CRIATIVIDADE e no desafio, quanto mais arriscado mais excitante será”, diz o educador físico. 

INVISTA EM: esportes radicais, spining, step, power ioga, escalada.

NÃO CORRE RISCOS

SEGURANÇA é que importa. E isso pode ser facilmente encontrado em aparelhos e máquinas, além de atividades físicas mais calmas e relaxantes.

INVISTA EM: musculação, hatha yoga.

AUTOMOTIVADO 

Aqui não tem tempo ruim.  “Se você se sente automotivada a se exercitar, está mais aberta a qualquer tipo de atividade. Experimente aquela que te ajude a se manter assim”, saliente a profissional. 

INVISTA EM: qualquer atividade que lhe dê prazer.

Treinamentos personalizados são os mais indicados para quem precisa de motivações
externas para alcançar suas metas. Foto: Wavebreakmedia Ltd / Thinkstock

MOTIVADO EXTERNAMENTE

Necessitam de INCENTIVO para “chegar lá”. Fernando explica que “essas pessoas buscam ajuda para orientá-las e principalmente motivá-las a alcançarem seus objetivos”. 

INVISTA EM: musculação, lutas, aulas em academias como jump, step, spinning, treinamentos personalizados.

comentários