Fundação Cultural divulga programação cultural do mês de maio 2019

Após ficar fechada para manutenção, a Casa de Drummond será reaberta em maio com a exposição “Na Casa do Pai – Vida e Obra de Maria Julieta Drummond de Andrade”. Além da mostra, a programação cultural da Fundação Cultural Carlos Drummond de Andrade (FCCDA) para o mês contará com bate-papo, exibição de filmes, palestra, oficina e lançamentos de livros.

Na quinta-feira, 16, às 19h30, no Memorial Carlos Drummond de Andrade, será exibido o filme “O Universo Graciliano”, que traça um panorama da vida e obra do escritor Graciliano Ramos, responsável por livros como “Vidas Secas”.

Em seguida, às 21h, acontece um bate-papo com a historiadora Ana Alvarenga de Souza e o antropólogo José Nildo Bezerra Monteiro sobre “Tradições Culturais”. As atividades fazem parte da programação da 17ª Semana de Museus, celebrada em todo país.

Já na terça-feira, 21, às 19h, a Casa de Drummond será reaberta ao público depois de passar por uma série de intervenções estruturais. A reinauguração acontecerá com o lançamento da exposição “Na Casa do Pai – Vida e Obra de Maria Julieta Drummond de Andrade”, que tem curadoria de Neide Barbosa. A mostra retrata o trabalho da escritora Maria Julieta Drummond, filha do poeta Carlos Drummond de Andrade, e a sua relação com o pai.

Com objetivo de divulgar a literatura mineira, acontece na quarta-feira, 22, às 19h, no Memorial Carlos Drummond de Andrade, o “Encontro de Escritores”. Na ocasião, serão lançados os livros “Interior de Mim”, de Alzira Umbelino, e “Rastros”, de Kátia Romano. O evento também terá a participação de Olavo Romano, curador da coleção Minas Gerais e que faz uma seleção de autores das diversas regiões de Minas Gerais. Em seguida haverá bate-papo com escritores.

Encerrando a programação, a Galeria da FCCDA recebe na terça-feira, 28, e quarta-feira, 29, sempre de 13h às 15h, o treinamento “Contratação Artística na Administração Pública”, ministrado pela responsável técnica pelo Centro de Referência e Informação ao Artista (Criar), Ana Paula Frias.

Conscientização

No início de maio, entre segunda-feira, 6, e quarta-feira, 8, a equipe da Biblioteca Pública Luiz Camillo de Oliveira Netto recebeu alunos da Escola Municipal Alice Martins Fontes para uma série de ações lúdicas.

No primeiro dia, os estudantes participaram de uma atividade recreativa e confeccionaram presentes para o Dia das Mães, que será celebrado no próximo domingo, 12. Nos outros dois dias, os jovens participaram de um bate-papo com representantes da Transita, Polícia Militar de Minas Gerais (PMMG), Corpo de Bombeiros Militar de Minas Gerais (CBMMG) e Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU).

A ação foi alusiva ao Maio Amarelo, que é um movimento dedicado à conscientização por um trânsito melhor. Em 2019, a campanha tem como tema “No trânsito, o sentido é a vida”.

Toda a programação é gratuita.

SERVIÇO
Agenda Cultural de Maio – FCCDA
Data: de 6 a 28 de maio
Local: Itabira, Minas Gerais
Programação gratuita

Outras informações pelo site www.fccda.com.br ou pelo telefone (31) 3835-2102

comentários