Genésio Reis retoma nesta Quinta, 19, o Paredão da Tiradentes

Um atrativo cultural noturno diferenciado com foco na família!

Novas atrações marcam a reabertura da primeira edição da Quinta Cultural em 2015

por Redação: José Norberto de Jesus
Quem está acostumado a frequentar os palcos da Quinta Cultural, lembra das boas apresentações acontecidas no Paredão da Tiradentes. Em tempos de vacas gordas, sabem que por lá, passaram nomes que enriqueceram a história musical de Itabira, contribuindo para o sucesso da Quinta Cultural. Dentre eles, cito alguns que vieram de fora, os quais temos boas lembranças por exemplo, de Tavinho Moura de Belo Horizonte, Paulo Diniz, Márcio Greyck o grupo artístico, Eyphuro, de Monçambique e tantos outros músicos e compositores da terra. Aliás, diga-se de passagem, têm garantido a qualidade e a constância da programação sem comprometer a agenda. Para evitar gafes, o melhor é focar na apresentação de Genésio Reis acompanhado de Marcos Gacê, convidado para uma participação especial, na reabertura da primeira edição do ano.

Outras atrações

Genesio Reis na QuintaÉ bom lembrar que a programação não será composta restrita apenas a música. Por se tratar de um evento comemorativo ao Dia Nacional da Poesia, a presença de poetas e poetizas itabiranos no evento será uma forma a mais de resgatar e revitalizar o espaço cultural. Nesse dia, estão previstas outras atrações, como o artesanato local, os Drummonzinhos e o Coral do Combem. Uma programação bastante eclética que já traz ansiedade àqueles presentes contumazes.

Hora e Data

A Quinta Cultural desta quinta-feira, 19, está prevista para acontecer de 19 às 22h30. Os eventos propriamente ditos começam as 20h com recitais de poesias. Em seguida, apresentação do Coral, e logo a seguir a participação de Genésio Reis e Marcos Gacê. Quem comparecer poderá apreciar pérolas como Nativa Latina; uma homenagem com dedicação muito especial dedicada a Inezita Barroso e, de quebra, belas composições do Marcos Gacê, que apresentará o “fino do samba” com composições de sua autoria, que valerá a pena conferir.

Tempos atuais

Genésio Reis ao lado da estátua de DrummondDe um lado, acreditamos que falta mais criatividade promocional para atrair o público considerado bem baixo daquele que consagrou as quintas culturais noutros tempos. Mas nem por isso, a Coordenação da Quinta Cultural tem deixado de sonhar com o resgate do espaço e com as boas produções artísticas, marca inconfundível de quem está habituado a sair de casa para prestigiar o evento. “A gente sente que está faltando algo para incrementar a noite de quinta. Talvez um pouco mais de agressividade na mídia”, desabafa Norberto, um dos incentivadores da Quinta. Mas ainda há tempo para reverter quadro.

Sem registro nos boletins que apontam índices de criminalidade, os organizadores ressaltam este detalhe, como o maior legado que um evento pode oferecer à população itabirana que sai de casa para se divertir. “Quem comparece aos eventos durante a Quinta Cultural, sabe do comprometimento e empenho dos organizadores no exercício de produzir bons eventos.  “Sabemos que este compromisso transformou a Quinta Cultural numa referência para o município.Com um pouco de paciência a gente alcança o espaço perdido.

Apoio Cultural

Apesar da Quinta acontecer apenas uma vez no mês, quando deveria ser semanal se houvesse maior participação da iniciativa privada, os Coordenadores do Projeto Quinta Cultural sonham com dias melhores. E não era para menos, a Prefeitura de Itabira através de seu Secretário de Governo, Dr. Ermiton Gomes, mostrou-se sensível e disposto a colaborar na realização do evento.

Para finalizar, uma boa informação que partiu do vice-prefeito, Reginaldo Calixto, foi bem recebida pelo Conselho Municipal de Turismo – COMTUR. Ao participar das últimas reuniões da entidade, ele pontuou algumas prioridades e, dentre elas, a Quinta Cultural e a Vesperita como eventos tradicionais, que merecem um outro olhar do governo. O comentário motivou os participantes da reunião. Sentimento que foi partilhado pelos demais conselheiros do COMTUR, que aprovaram a iniciativa do vice-prefeito. Agora resta aguardar a decisão deste mesmo Conselho para ver quando a iniciativa entrará em vigor.

AGENDA

Data: 19 de abril
Local: Paredão da Tiradentes
Horário: De 19h30 às 22h30
Atração: Genésio Reis e Marcos Gacê
Apoio Institucional: Prefeitura de Itabira – FCCDA – AMACENTRO –
Apoio: Cultural: Casa César –  Leste Mais – Apotekisto Drogaria – LONDON

comentários