Guia dos pincéis: descubra as funções de cada um e como usá-los para uma make perfeito

Empregados de maneira correta, eles ajudam a dar um acabamento profissional e a economizar seus produtos

 pinceis-2005

Os pincéis de maquiagem são de grande ajuda na hora de conseguir um acabamento perfeito, mas com tantos modelos disponíveis nem sempre é fácil distinguir suas funções ou saber a maneira correta de utilizá-los. Acabe de uma vez por todas com as suas dúvidas e domine o uso desses aliados.

É possível fazer seu make SUBSTITUINDO OS PINCÉIS POR OUTRAS OPÇÕES, mas se você preza pela qualidade, principalmente quando não tem tanta experiência, eles são indispensáveis. Apesar de o preço às vezes ser um pouco salgado, esses apetrechos têm uma boa relação de custo e benefício. “O pincel sem dúvida ajuda a ter um melhor acabamento e a espalhar melhor, além de economizar a quantidade de produto que você usa. Além disso, garante um resultado mais sutil e natural e pode durar muitos anos, se você cuidar direitinho dele”, revela a maquiadora ANA PAULA BASÍLIO.

PINCEL DE BASE

base-2005
PINCEL DUO FIBER PODE SER USADO EM MOVIMENTOS CIRCULARES. FOTO: SHUMSKAYA/ISTOCK

Existem dois pinceis para espalhar a base, o duo fiber e o achatadinho. “O fiber, que tem as pontas branquinhas é a melhor opção, porque faz o movimento de dentro para fora ajudando a passar de forma uniforme e com mais agilidade por pegar uma boa quantidade de produto. O melhor é COMEÇAR APLICANDO DE DENTRO PARA FORA, PERTO DAS MAÇÃS DO ROSTO, EM UM MOVIMENTO CIRCULAR”, ensina.

CORRETIVO

corretivo
PINCEL DE CORRETIVO É SIMILAR AO DA BASE, MAS DEVE SER USADO EM LINHA RETA. FOTO: SERGGN/ISTOCK

O pincel para corretivo é o achatado e curto, parecido com o da base. “É ótimo para passar o corretivo na área dos olhos, porque você cobre uma área boa, é prático. Escolha o deTAMANHO MÉDIO e sempre use de dentro para fora em linhas mais retas”, indica.

po-2005
USE O PINCEL DE PÓ PELA LATERAL PARA NÃO ABRIR AS CERDAS. FOTO: DEXAILO/ISTOCK

“O de pó são os que possuem cerdas mais grossas e maior quantidade de pelos, ele é mais cheio e mais redondo. O ideal é aplicar sempre de dentro para fora, em linhas mais retas, e usando as laterais do pincel. NUNCA APLIQUE PELO CENTRO E EM MOVIMENTO CIRCULAR, PORQUE ISSO PODE DANIFICAR O FORMATO, abrindo demais”, aconselha a profissional.

BLUSH

blush-2005
APLIQUE O BLUSH DE FORA PARA DENTRO PARA NÃO ACUMULAR PRODUTO NAS MAÇÃS. FOTO: LOKISURINA/ISTOCK

É muito comum confundir o pincel de pó com o de blush, já que eles possuem formatos similares: “para o blush é melhor procurar um intermediário, de tamanho médio, similar ao de pó, mas com menos cerdas. Também existe o de corte na diagonal que te ajuda no movimento de puxar o produto para as laterais. AO USAR, PARTA SEMPRE DE FORA PARA DENTRO PARA NÃO CRIAR ACÚMULO DE BLUSH na região central do rosto, deixando aquela bolinha muito pigmentada. Isso ajuda a afinar”.

ILUMINADOR

O pincel para passar iluminador pode ser PEQUENO E GORDINHO, também parecido com o de blush. “Não faça movimentos circular com ele, aplique com a ponta e em movimentos retos, porque quanto mais você força o pelo, mais ele tende a soltar”, completa.

SOMBRA

sombra-2005
EVITE USAR PINCEL DE ESPONJA PARA APLICAR A SOMBRA. FOTO: ASYAPOZNIAK/ISTOCK

Quer fazer o esfumado perfeito? Então a dica é evitar o pincel esponja, que dificulta a aplicação. “Ele também cria mais fungos e é difícil de espalhar e esfumar direito. O IDEAL É O ACHATADINHO E MENOR, COM O QUAL VOCÊ CONSEGUE FAZER UMA BASE DA PÁLPEBRA CORRETAMENTE. Os mais arredondadinhos e com mais pelos são ótimos para esfumar”, diz.

DELINEAR

O CHANFRADO é o pincel ideal para fazer o delineado dos olhos, mas essa não é a sua única função: “Ele pode ser usado para corrigir o traço quando borrar um pouco, para fazer o delineado ou esfumar só a raiz dos cílios da parte inferior com a sombra. Também pode ser usado para corrigir a sobrancelha, sempre em movimentos retos”.

BATOM

batom-2005
PINCEL FINO AJUDA A DESENHAR OS LÁBIOS SEM BORRAR. FOTO: IPAG/ISTOCK

O modelo específico para o batom é ACHATADO E PEQUENO, para te ajudar a ter uma cobertura perfeita. “As cerdas são especiais para produtos mais úmidos e facilitam na hora de aplicar sem passar das linhas dos lábios”, conta.

FINALIZAÇÃO E LIMPEZA

A sombra caiu nas maçãs do rosto? Para arrumar esses e outros errinhos do make tenha em mãos o vassourinha, que parece com um leque. “ELE É SEU COMPANHEIRO DO COMEÇO AO FINAL DA MAQUIAGEM, porque ajuda muito a limpar. Também pode ser usado para colocar o iluminador sutilmente”, diz.

LIMPE CORRETAMENTE

limpeza-2005
PINCEL AJUDA A LIMPAR SEM BORRAR A MAQUIAGEM. FOTO: DEXAILO/ISTOCK

Ana lembra que é muito importante evitar emprestar os seus pincéis e mantê-los sempre limpos para evitar infecções. “Se for compartilhar, existem produtos que limpam o pincel a seco. A HIGIENE MAIS PROFUNDA DEVE SER FEITA COM XAMPU NEUTRO e você deve deixar secar ao natural para não estragar o pelo”, fala. “Se só você usa, pode lavar a cada quinze dias ou uma vez ao mês; e se compartilha, lave a cada dois dias ou semanalmente”. A profissional destaca ainda que seus apetrechos só estarão secos depois de quatro a cinco horas e eles não devem ser usados úmidos.

DAQUIDALI

comentários