IPTU 2020: carnês começam a ser distribuídos aos contribuintes

A guia do tributo também pode ser emitida pela Internet

Os carnês do Imposto Predial e Territorial Urbano (IPTU) de 2020 serão encaminhados aos Correios na semana que vem e chegarão para 44.827 contribuintes de Itabira. O carnê contém a guia para pagamento à vista – com 10% de desconto – e as guias para quitar o tributo de forma parcelada, em seis prestações.

O contribuinte, contudo, já pode emitir a guia no site da Prefeitura de Itabira (itabira.mg.gov.br), no botão “Cidadão”. Na página seguinte, no link “IPTU/ISS 2020”, o documento é gerado após a inserção do número do CPF ou CNPJ do proprietário do imóvel.

O vencimento da primeira parcela do IPTU e da cota única têm cinco datas distintas, entre 7 e 14 abril, conforme a região em que mora cada contribuinte. Os valores tiveram correção monetária de 3,91% – percentual medido pelo Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo Especial (IPCA-E).

O Município espera arrecadar R$ 13,5 milhões com o imposto, valor revertido em saúde (15%), educação pública (25%), manutenção de vias e coletas de lixo.

Revisão

Caso o contribuinte observe divergência de dados no cadastro, como a área do terreno ou a área edificada, o pedido de revisão do valor deve ser feito antes do vencimento da primeira parcela à Superintendência de Tributação, no 1º andar da Prefeitura, em dias úteis, das 12 às 17 horas. Também deve procurar o setor aqueles que precisarem parcelar o IPTU em um número maior de parcelas (máximo de 9 prestações).

Conforme o Código Tributário Municipal, estão isentos do IPTU os proprietários de único imóvel residencial avaliado em até R$ 28.384,08. Estão nessa condição 7.876 contribuintes.

comentários