Itabira adere a programa em prol da população idosa

O prefeito Ronaldo Magalhães assinou nesta quarta-feira (25) a adesão do Município à Estratégia Brasil Amigo da Pessoa Idosa. O programa do Ministério da Cidadania propõe ações para o envelhecimento ativo, saudável e com qualidade de vida da população. 

A cerimônia foi realizada no auditório do Paço Municipal e recebeu representantes do Lar de Ozanan – instituição de longa permanência da Sociedade São Vicente de Paulo – e do Conselho Municipal dos Direitos da Pessoa Idosa. 

O programa tem vigência de quatro anos e orienta à capacitação de servidores, gestores e lideranças comunitárias; elaboração de diagnóstico; criação e execução do Plano Municipal da Pessoa Idosa; entre outras políticas. A adesão não envolve a transferência de recursos financeiros, e sim um pacto pelo desenvolvimento humano. 

A presidente do Conselho, Lúcia Maria Cruz Oliveira, comemorou a implantação da iniciativa e destacou o fortalecimento da agenda do colegiado. “Precisamos de aliados. É um passo importantíssimo para avançarmos em políticas públicas voltadas às pessoas idosas”, disse. 

 

Pacto

Para Maria Marli Oliveira Martins Rosa, secretária Municipal de Assistência Social, a adesão à Estratégia reafirma o pacto do governo local em prol das pessoas com mais de 60 anos. Ela recordou a inauguração de três unidades de saúde desde 2017 (bairros Nova Vista, Bethânia e Gabiroba); o atendimento especializado da rede de assistência social; a manutenção do programa Vida Ativa, com núcleos espalhados pela cidade; o apoio ao Conselho e o maior repasse financeiro ao Lar de Ozanan. “Essas são ações que demonstram o compromisso do governo com à população na melhor idade”. 

Ronaldo, aos 68 anos, falou da prioridade de sua gestão com as questões sociais e de promoção de cidadania. “A população com mais de 60 anos no Brasil vem crescendo e depende, além de uma assistência social qualificada, de boas ações em saúde, o que estamos fazendo”, elencou. 

Na próxima sexta-feira (27) será lembrado o Dia Nacional do Idoso. A data de 1º de outubro, por sua vez, marca o Dia Internacional das Pessoas Idosas. 

comentários