Mesa que pertenceu a Drummond é doada para a FCCDA

Na quinta-feira, 28 de novembro, a superintendente da Fundação Cultural Carlos Drummond de Andrade (FCCDA), Martha Mousinho; a vice-prefeita de Itabira, Dalma Barcelos; e o presidente do Conselho Municipal de Política Cultural (CMPC), Valério Adélio, estiveram em Belo Horizonte para receber da Sociedade Amigas da Cultura a doação de uma mesa que pertenceu ao poeta itabirano Carlos Drummond de Andrade.

Após 67 anos dedicado as artes, a Sociedade Amiga das Cultura está em processo de dissolução. Dessa forma, as suas integrantes decidiram doar as peças que estão em sua posse para instituições que se dedicam às tradições socioculturais.

A FCCDA, por seu trabalho de preservação da memória e obra drummondiana, foi escolhida para receber uma mesa que pertenceu ao poeta maior. “Essa mesa esteve conosco durante várias décadas. Agora, com a dissolução da Sociedade Amigas da Cultura, ela precisava ir para algum lugar e o mais adequado é voltar para as suas origens: o museu dedicado a Drummond. Afinal, essa mesa foi usada pelo poeta e sua família”, explicou a presidente do grupo, Marilene Lemos.

Juntamente com a mesa, foram doados dois livros que contam a história da Sociedade Amigas da Cultura. As obras serão incorporadas aos acervos da Biblioteca Pública Luiz Camillo de Oliveira Netto e Casa de Drummond. “Sempre achei que essa mesa precisava estar junto aos locais dedicados à memória do poeta e agora com a dissolução da Sociedade chegou essa hora”, contou a itabirana e ex-presidente da entidade Maria Consuelo Bethônico.

Sociedade Amigas da Cultura — A entidade foi criada em 1953 por iniciativas de três mulheres que, devido a 2ª Guerra Mundial, emigraram para o Brasil: a húngara Lilly Kraft e as italianas Maria Schreiber e Anita Uxa. 

Desde então, a Sociedade Amigas da Cultura reúne interessadas em cultura, arte e literatura. Em 2019, porém, deram início à dissolução da entidade.

Outras informações pelo site www.fccda.com.br ou pelo telefone (31) 3835-2102.

comentários