Plano AgroWIN – Central de Compras incrementa Compras Coletivas em Itabira 

A segunda Compra Coletiva de mudas frutíferas já está aberta

A Central de Compras de insumos agropecuários, instalada em Itabira em setembro de 2018, foi a primeira ação do Agrowin, Programa WIN – Caminhos para a Diversificação Econômica, uma iniciativa da Acita – Associação Comercial, Industrial, de Serviços e Agropecuária de Itabira e parceiros como: Sindicato Rural, Emater, Prefeitura Municipal de Itabira, Conselho Municipal de Desenvolvimento Rural Sustentável (CMDRS) e Vigilância Sanitária. Em 2019 as compras coletivas realizadas pela Central tiveram um crescimento significativo. Além de calcário, os produtores rurais da região também compraram adubo de plantio, adubo de cobertura e mudas frutíferas. 

Foram realizadas duas compras de calcário agrícola ensacado, direto da fábrica em Arcos-MG, com 28 toneladas, atendendo 15 produtores, representando um crescimento de 100% nas compras.

 O calcário é um produto de grande importância para o plantio, a oferta do produto é escassa e com preço alto, o que dificultava a compra pelos produtores. Com a Central de Compras foi possível diminuir o custo e atender a demanda pelo produto.

O avanço das compras coletivas atingiu produtos muito procurados pela comunidade rural, caso dos adubos e mudas frutíferas, ambos pouco ofertados e com alto custo no mercado. 12 produtores adquiriram mais de 6 toneladas de adubos, direto da fábrica em Manhuaçu, incluindo algumas formulações não encontradas na região, como o adubo de cobertura para cultura de banana. 

Já a compra de mudas frutíferas, fornecidas por viveiristas da cidade de Dona Euzébia, atendeu 72 sitiantes e produtores rurais, com 20 espécies diferentes de frutas. O total da compra de mudas foi de aproximadamente 1500 mudas. 

As compras coletivas proporcionaram movimentação financeira de cerca de R$ 32 mil, beneficiaram quase 100 produtores rurais e possibilitaram economia de até 40% nos investimentos. A operacionalização da Central de Compras é feita pelo Sindicato Rural de Itabira, com apoio do Escritório da EMATER-MG, da Secretaria Municipal de Agricultura e da Prefeitura Municipal de Itabira. 

Para atender a demanda de produtores da região a Central de Compras abriu uma nova compra coletiva de mudas frutíferas. Durante o mês de novembro os interessados poderão entrar em contato com o Sindicato Rural: (031) -3831-1380.

comentários