Prefeitura lança álbum turístico de Itabira na 3ª Semana do Turismo

Para celebrar o Dia Mundial do Turismo (27/9), a Prefeitura lançou nesta sexta-feira, durante o Café com Turismo, na Casa de Drummond e no Museu de Itabira, a primeira edição do álbum de figurinhas com os atrativos turísticos da cidade.

A ferramenta tem como objetivo divulgar e incentivar a visitação das belezas históricas, culturais e naturais do município. Cada atração – indicada no álbum – vale uma figurinha e, para adquiri-las, os visitantes devem tirar uma selfie que identifique o local, apresentá-la nos pontos de troca e retirar o adesivo correspondente à foto. 

O álbum, com tiragem de 10 mil exemplares, é gratuito e estará disponível nos centros de Tradições de Senhora do Carmo, de Atendimento ao Turista (CAT) no Parque da Água Santa e na Serra dos Alves; nos museus de Itabira e do Tropeiro, em Ipoema. É importante ressaltar que os 150 primeiros álbuns preenchidos ganharão um brinde.

“A proposta é também distribuir os exemplares em escolas, entidades e instituições para que as pessoas possam conhecer não só a sede do município, mas os distritos e seus diversos atrativos. Agora, principalmente nas escolas, queremos que os filhos estimulem os pais a percorrerem Itabira”, explicou José Don Carlos Alves Santos, secretário municipal de Desenvolvimento Econômico, Ciência, Tecnologia, Inovação e Turismo.

Para o secretário ainda, as ações no turismo criam um ambiente favorável à diversificação econômica. “E dentro desse ambiente estamos criando ferramentas, como este álbum, para que o próprio itabirano conheça o potencial de sua terra e nos ajude a divulgá-la. Juntos podemos despertar o interesse nas pessoas em nos visitar e se hospedar aqui. Então, geramos emprego, renda e melhoria na qualidade de vida da nossa população”, avaliou.

Café com Turismo

Antes do lançamento do álbum, a vice-prefeita Dalma Barcelos e o secretário Don Carlos receberam a comitiva da Secretaria Municipal de Cultura de Catas Altas, com a presença do secretário Rodolfo Sanches; Martha Mousinho, superintendente da Fundação Cultural Carlos Drummond de Andrade (FCCDA); Hudson Araújo Lima, vice-presidente Câmara de Comércio Brasil e Eslováquia; Otávio di Toledo, apresentador do programa Viação Cipó e membros dos conselhos municipais de Cultura (CMPC), de Turismo (Comtur) e do Patrimônio Histórico e Artístico de Itabira (Comphai) para um café, na Casa de Drummond. Em seguida, foram encaminhados ao Museu de Itabira, onde o secretário Don Carlos apresentou as ações desenvolvidas para o setor turístico da cidade.

Durante o evento, o apresentador Otávio di Toledo ressaltou a falta de fomento do turismo pelo Governo Estadual. “Há 16 anos faço o Viação Cipó e nunca vi secretário nenhum fazendo nada que ajudasse as cidades. E o nosso potencial é grande. Para comparar com Itabira, em potencial turístico, somente Ouro Preto que é equilibrado: tem muitos distritos, histórias e cachoeiras. E aqui, com a sede, Ipoema, Senhora do Carmo, Serra dos Alves, as cachoeiras e outros pontos é sim um potencial enorme”, avaliou.

Ainda segundo ele, os responsáveis pela pasta do turismo itabirano estão fazendo uma gestão eficaz. “É uma secretaria técnica, que trabalha da forma que tem que ser. Tudo está convergindo para Itabira ser exemplo e, mais do que se fazer forte no setor, puxar Minas Gerais, porque estamos precisando disso. As mineradoras estão escasseando e, agora, o turismo é o nosso maior recurso”, concluiu Toledo.

Uma visita guiada à exposição Jardins do Vale, de Gildásio Jardim, no Museu, seguida com um passeio pelos Caminhos Drummondianos, na jardineira turística, encerrou a programação.

comentários