Prefeitura realizará mais 400 cirurgias oftalmológicas

Começa nesta quinta-feira (26), no Hospital Municipal Carlos Chagas (HMCC), novo mutirão para cirurgias de catarata. A ação atenderá demanda da população junto à Secretaria Municipal de Saúde (SMS) e acontecerá em duas etapas: entre os dias 26 e 28/9 serão executadas 150 cirurgias e, de 23 a 26/10, mais 250. 

O Município investirá R$ 350 mil para realizar 400 procedimentos em pacientes de Itabira. A porta de entrada para esse diagnóstico é o Programa de Saúde da Família (PSF), onde usuários do Sistema Único de Saúde (SUS) são avaliados e encaminhados para o tratamento adequado. De acordo com informações da SMS, desde o ano passado já foram realizadas 715 cirurgias por meio de mutirões.

Segundo Rosana Linhares Assis Figueiredo, secretária municipal de Saúde, a intervenção cirúrgica para pacientes com catarata “é de extrema importância, visto que, ao melhorar a visão, melhora também a autonomia e a interação do indivíduo com seu círculo social”.

Tratamento

A catarata é uma doença caracterizada pela opacificação do cristalino, ou “visão embaçada”. Por meio da cirurgia, executada por uma equipe profissional especializada, é implantada uma lente transparente.

comentários