Programa Novos Caminhos prepara servidores para aposentadoria

Na tarde desta quinta-feira (7), na Fazenda do Pontal, o Programa Novos Caminhos promoveu o encontro de sensibilização que marca o início do processo de aposentadoria de 43 servidores municipais.

Neste evento, a equipe do departamento de Recursos Humanos da Secretaria Municipal de Administração apresentou o cronograma das atividades que serão desenvolvidas nos próximos anos.

De acordo com Fernanda Araújo, diretora de Benefícios da Prefeitura, o objetivo do programa é preparar os servidores que estão há dois da aposentadoria para uma nova etapa de vida. “Nossa equipe é composta por psicólogos, assistente social, médico, enfermeira e outros profissionais. Oferecemos um suporte para que o servidor construa um novo caminho depois do desligamento. É um processo de adaptação”. 

Ainda segundo ela, o programa desenvolve atividades relacionadas a empreendedorismo, organização financeira, artesanato e saúde mental. “Acompanhamos esses funcionários em todas as fases, começando pela parte teórica, onde esclarecemos questões sobre a documentação exigida pela previdência. Em seguida, entramos no módulo de manutenção, que são as oficinas e passeios turísticos. Também trabalhamos para prevenir doenças como a depressão”, explicou Fernanda Araújo.

Para Maria Regina Silva Oliveira Camilo, secretária municipal de Administração, o programa é um passo a passo para desmistificar que aposentadoria é início de uma vida ociosa. “Não interessa o tamanho do seu passo, o que interessa é continuar caminhando. Desacelerar no trabalho não quer dizer desacelerar da vida. É um momento de acelerar para aproveitar o descanso, a família e os passeios”.

Representando o prefeito Ronaldo Magalhães, o chefe de gabinete Deoclécio Fonseca Mafra ressaltou a importância do Novos Caminhos. “Há 14 anos que esse programa, apesar dos percalços dos últimos anos, continua motivando os servidores que se dedicaram por muito tempo ao município, a iniciar sua aposentadoria sem angústia ou medo e com novas habilidades”, concluiu.

Ao final do encontro, os participantes assistiram a uma apresentação musical do grupo Meninar.

Saiba mais

Desenvolvido pela Prefeitura de Itabira por meio da Secretaria Municipal de Administração, o programa Novos Caminhos é uma oportunidade para os servidores aposentáveis – e que se interessam – a construir um novo ciclo. Durante o processo de desligamento, a Prefeitura oferece palestras, oficinas e apoio profissional em diversas áreas.

Para participar, o servidor deve procurar o departamento de Recursos Humanos e efetuar sua inscrição. Outras informações pelos telefones 3839-2103 ou 3839-2173.

comentários