Receitas naturais ajudam a aliviar dores de cabeça, cólicas e sintomas do resfriado

De acordo com conhecimento indiano, todas as substâncias podem fazer bem ou mal para os seres humanos

 Muitas vezes, o corpo humano manda sinais de que alguma coisa está errada. Pode ser uma dor de cabeça, uma garganta inflada ou mesmo problemas intestinais. Ainda que estes sintomas ainda não configurem uma doença, escolher OPÇÕES NATURAIS para manda-los embora é sempre uma boa ideia.
cha-2305
GEORGE DOYLE/ISTOCK

De acordo com VALQUÍRIA ZAGO, ginecologista, obstetra e especialista em AYURVEDA, o conhecimento milenar indiano prega que todas as substâncias que conhecemos podem ser usadas como alimento, remédio ou mesmo veneno. “Se você fizer uma refeição forte e em grande quantidade, você vai ter algum sintoma, por mais que ela tenha sido saudável”, explica.

Com a ajuda de Valquíria, algumas receitas que podem te ajudar a aliviar dores e tensões sem precisar apelar para os remédios.

natural2
DORES DE CABEÇA E ENXAQUECAS SÃO COMUNS EM MULHERES. FOTO: ALLIANCE/ISTOCK

DORES DE CABEÇA E ENXAQUECA

A dor de cabeça está, muitas vezes, relacionada a hábitos de vida e o estresse. Valquíria sugere que, antes de tudo, você reveja se passou ou não de seus limites e se existe a possibilidade de haver um manejo do estresse. “A MULHER DEIXA PARA CUIDAR DELA POR ÚLTIMO”, afirma.

Para estes casos, a especialista recomenda o chá de uma planta brasileira chamadaACARIÇOBA, mas diz que a tradicional ERVA-DOCE também é bem útil. A especialista frisa ainda que, se você sofre com tensão pré-menstrual, também pode se beneficiar desses ingredientes, desde que faça uso deles antes de os sintomas aparecerem.

DORES DE GARGANTA E PERDA DE VOZ

Para problemas na garganta, ela aconselha o consumo do GENGIBRE. Se você está sem voz, fatie o gengibre e use esses pedacinhos como se fossem pastilhas. “Deixa ali quietinho na boca”, recomenda Valquiria.

CÓLICAS MENSTRUAIS

Para essas dores e desconfortos, o corpo precisa de oleosidade e calor. A especialista indica o uso de ÓLEO DE MAMONA (ou rícino) e, depois, uma bolsa de água quente na região abdominal.

Se o caso é acelerar a menstruação, o chá de canela e cravo é uma boa pedida. “Pode colocar uma fruta junto, para dar mais sabor”, conta.

MÁ DIGESTÃO

De acordo com Valquiria, é muito importante se alimentar de maneira correta. “Tire uns 15 minutos e faça da sua refeição um momento sagrado”, sugere a médica, frisando a importância de evitar exageros.

Algo não caiu bem? Ela sugere pegar quatro ou cinco fatias de gengibre fresco e colocar em uma xícara de água. “Pode por erva-doce junto e tomar”, fala. Se não quiser tomar o chá, mastigar tanto a erva-doce quanto o gengibre vai ajudar.

CONSTIPAÇÕES

Segundo a especialista, muitas vezes, os problemas intestinais estão ligados à falta de bons óleos na alimentação e fibras frescas. Por isso, ela aconselha usar azeite de oliva, de gergelim ou rícino sobre a comida. Outra dica é tomar uma colher de azeite de oliva, três vezes por semana.

natural3
GENGIBRE. LIMÃO E MEL FAZEM PARTE DA RECEITA NATURAL CONTRA GRIPES, RESFRIADOS E TOSSES. FOTO: STOKKETE/ISTOCK

INÍCIO DE RESFRIADOS, GRIPES E TOSSES

Para estes casos, a dica da especialista é ralar o gengibre fresco, espremer e tirar o suco. Depois, veja quanto deu de caldo e acrescente a mesma quantidade de suco de limão e mel. “Geralmente, faço um vidro de 200 ml. Tome 20 ou 30 ml a cada três horas, Limpa tudo”, recomenda.

Valquiria recomenda que quem sofre de gastrite tenha cuidado para não exagerar com essa receita.

DAQUIDALI

comentários