Birô Cultural apresenta exposição SÁ MARIA, FRAGMENTOS!

por José Norberto de Jesus

O Birô Cultural – agência itabirana de produção cultural – apresenta a exposição SÁ MARIA, FRAGMENTOS! Uma coletânea de poemas do poeta Carlos Drummond de Andrade, entre os dias 19 e 26 de maio, no Memorial Carlos Drummond de Andrade, em Itabira. 

Exposição SÁ MARIA, FRAGMENTOS!A exposição propicia uma viagem pela “Obra do Poeta”, nos tempos de criança, com sua babá Sá Maria. Ela vai além, sem deixar de ressaltar o seu lirismo poético. Essa relação carinhosa do poeta com sua babá Sá Maria, longe dos meandros das senzalas, nos campos de cereais, nas casas dos senhores de engenho e distantes do papel do ser “coisificado” a que lhe foi atribuído.

A “mostra” inspira uma discussão mais aprofundada, crítica e reflexiva. Algo inquiridor que traga à tona mais do que o sofrimento do negro em tempo escravocrata, seu potencial criativo e de valor, a partir do resgate da negra Sá Maria. Uma compreensão em busca da necessidade de uma nova temática. Uma releitura capaz de destacar o papel do negro na história do Brasil, sem perder de vista a relação amorosa com quem ele (o menino Carlito), soube compartilhar seus momentos de solidão, com sua babá.

Exposição SÁ MARIA, FRAGMENTOS!
Criação & Fotografia – Fernando Barbosa e Silva

Uma construção que estamos utilizando diversos elementos de época na elaboração desta montagem, que agradecemos, em especial, ao Pedro Augusto Graña Drummond, por ter cedido os direitos autorais da obra, nos confiando a liberdade da perspectiva de um olhar singular dos itabiranos, Eva Gonzaga e José Norberto, sobre a mulher Sá Maria, mãe, parceira de traquinagem, amiga e confidente. 

Destacamos também o trabalho e esforço conjunto das bordadeiras de Ipoema que dá o “tom” da exposição e o empenho da equipe, em torno dos poemas apresentados, que temos o prazer de convidá-los para este passeio, que visa enriquecer a discussão, que se enveredaram no tempo e espaço de nossa história, em busca do reconhecimento do negro como agente, e não apenas como escravo. 

Serviço

Exposição: Sá Maria fragmentos! Poemas do Poeta Carlos Drummond de Andrade
Data: Terça-feira, 19 de Maio
Local: Memorial Carlos Drummond de Andrade 
Horário: 19 horas 
Participação das Bordadeiras do Museu do Tropeiro de Ipoema

comentários