Teatro da FCCDA recebe nesta semana a 5ª Conferência Municipal de Cultura

Com o tema “A Diversidade Cultural é a Herança de um Povo”, a 5ª Conferência Municipal de Cultura buscará discutir a economia criativa como alternativa para a diversificação e desenvolvimento econômico de Itabira. O evento acontece na sexta-feira, 23 de agosto, e sábado, 24, no Teatro da Fundação Cultural Carlos Drummond e é voltado para artistas, produtores, profissionais do setor e comunidade em geral.

Na sexta-feira, as atividades começam cedo, às 8h, quando será feito o credenciamento e as inscrições para o primeiro dia da 5ª Conferência Municipal de Cultura. A abertura oficial será às 9h20 e contará com a participação da vice-prefeita de Itabira, Dalma Barcelos, exibição do vídeo “A Diversidade Cultural é a Herança de um Povo” e intervenções culturais com o Grupo Drummonzinhos e o músico Genésio Reis.

Às 10h20 acontece o primeiro eixo de discussão: “Economia Criativa (Consórcio Intermunicipal de Cultura)”. A abertura da discussão ficará por conta do consultor em marketing cultural do Centro Muneiro de Produção Cultural e conselheiro municipal de cultura, Marcelino de Castro. 

O painel também contará com a participação do prefeito de Catas Altas, José Alves Parreira; o secretário de Turismo e Cultura de Catas Altas, Rodolfo Sanches; o estilista e idealizador do Instituto ITI, Ronaldo Silvestre; e o artista visual e ambienatalista, Arlindo Diorio.

Mais tarde, às 13h50, tem o segundo eixo de discussão: “Educação Patrimonial (Patrimônio Material e Imaterial). A abertura será feita pela comendadora e embaixadora cultural e conselheira municipal de cultura, Denise de Andrade Félix. 

O painel também contará com a participação do professor da Universidade Federal de Itajubá (UNIFEI), João Lucas; ex-membro do Colegiado de Cultura Afro-Brasileira do Conselho Nacional de Cultura e membro da Unegro-BH, Alexandre Braga; e a arquiteta e restauradora, Deise Cavalcanti Lustosa.

Em seguida, a partir das 17h, acontece a leitura das 88 propostas do Plano Decenal de Cultura, intervenção cultural e encerramento do primeiro dia de debate com o grupo Sambez.

 

Segundo dia

No sábado, 24, às 8h, será realizado o credenciamento e inscrições para o segundo dia da 5ª Conferência Municipal de Cultural. Às 9h, tem o terceiro eixo de discussão: “E Agora Drummond, Cultura Pós-Mineração!”. A abertura do painel será feito pela diretora de Turismo e gestora em planejamento e política cultural, Miriã Fonseca. 

O painel contará com a participação da superintendente da FCCDA, Martha Mousinho; do secretário de Desenvolvimento Econômico, Ciência, Tecnologia, Inovação e Turismo, José Don Carlos; o presidente do Jeep Club Estrada Real em Itabira, Celso Moreira; o gestor e produtor cultural e especialista em Planejamento e Gestão de Cultura e Turismo em Itabirito, Ubiraney de Figueiredo Silva; e o engenheiro e publicitário, Eugênio Müller.

Às 13h30, serão formados os grupos de trabalho e iniciada o ciclo de debates entre os participantes. Mais tarde, às 15h30, o Grupo Folclórico Tumbaitá realiza intervenção cultural e, logo depois, será realizada a plenária com apresentação da síntese da 5ª Conferência Municipal de Cultura com revisão das 88 propostas do Plano Decenal de Cultural.

O evento será encerrado às 18h com o discurso do presidente do Conselho Municipal de Política Cultural (CMPC) e colaborador da FCCDA, Valério Adélio, e apresentação musical com Jhonatas.

A 5ª Conferência Municipal de Cultura é uma realização da FCCDA, CMPC e Prefeitura Municipal de Itabira.

Outras informações pelo site www.fccda.com.br ou pelo telefone (31) 3835-2102.

comentários