Transita inicia blitzen em pontos de mototáxi na região central

A campanha “Pilotando com Segurança – a Vida tem Prioridade” foi lançada na manhã desta quarta-feira (22), em frente ao Mercado Municipal Caio Martins da Costa e, em sua primeira ação, agentes da Superintendência de Transportes e Trânsito (Transita) e policiais militares visitaram pontos de mototáxi na avenida João Pinheiro.

De acordo com Vanderci Geraldo dos Santos, diretor de Educação e Controle de Trânsito, esse inédito contato com os pilotos otimizará o resultado final da campanha. “Percebemos, nesta primeira blitz, que os motociclistas se sentiram valorizados e acolhidos, muitos, inclusive, elogiaram a iniciativa. Com isso, a perspectiva de sucesso do trabalho aumentou”. Principalmente porque, segundo o diretor, uma das etapas da campanha é a distribuição de questionários para os motociclistas, “e isso vai além da conscientização, pois é uma ferramenta para escutá-los e conhecermos os seus desafios diários”.

Embora o alvo da campanha seja o motociclista, a blitz abordou também os veículos que passavam pelo centro da cidade. “Com os condutores de carros buscamos a sensibilização no sentido de serem corteses e gentis no trânsito, principalmente com os motociclistas: sempre dar as setas, ter atenção redobrada, fazer uso dos retrovisores e ter a convicção de que, no trânsito, a vida tem prioridade e que em cima de uma moto tem a filha, filho ou pai de alguém”, analisou Vanderci dos Santos.

Saiba mais

De acordo com informações da Transita, Itabira conta, atualmente, com uma frota de  aproximadamente 13 mil motocicletas. São 47 pontos de mototáxi distribuídos pela cidade com uma média de 12 motos, totalizando cerca de 600 mototaxistas.

Cronograma

23/1 – pontos de mototáxi das avenidas Mauro Ribeiro, Duque de Caxias e rua Água Santa;

27/1 – pontos de mototáxi das avenidas Daniel Jardim de Grisolia e Carlos Drummond de Andrade;

28/1 – pontos de mototáxi dos bairros Bela Vista e Praia;

29/1 – pontos de mototáxi dos bairros Clóvis Alvim, Machado e João XXIII;

30/1 – pontos de mototáxi dos bairros Juca Batista, Gabiroba e Água Fresca;

03/2 – pontos de mototáxi dos bairros Fênix, Santa Ruth e Santa Marta;

04/2 – pontos de mototáxi dos bairros Caminho Novo e Juca Rosa;

*todas acontecerão das 14 às 17 horas.

comentários