Educação: Cemei do Fênix será entregue no próximo sábado (25)

A comunidade do bairro Fênix já pode comemorar. No próximo sábado (25), às 10 horas, a Prefeitura de Itabira entregará o Centro Municipal de Educação Infantil (Cemei) à população. Construída na Praça de Esporte e Cultura, a instituição atenderá crianças de 0 a 5 anos de idade, incluindo alunos dos bairros vizinhos como Monsenhor José Lopes, Santa Marta e Santa Ruth.

A obra, iniciada em 2016 com recursos federais e municipais, foi concluída em março deste ano após atrasos no repasse dos fundos. O investimento foi de R$ 1.259.311,80 proveniente do Programa Pró-Infância e Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE). A Prefeitura custeou R$ 150 mil do valor total.

Esta é uma das quatro Cemei que estão em construção no município. Há ainda obras nos bairros Gabiroba, Boa Esperança e Barreiro. Cada unidade deve acolher, pelo menos, 150 crianças. De acordo com o secretário municipal de Educação, José Gonçalves Moreira, as instituições “somadas a convênios firmados para o funcionamento de outras unidades – uma no Praia e outra no Fênix – devem garantir mais 700 vagas na rede municipal de ensino”. Embora a construção da unidade esteja concluída, segundo o secretário, não há previsão do efetivo funcionamento, devido às medidas de isolamento social em decorrência da pandemia do novo coronavírus (Covid-19).

O centro é composto por dois blocos com salas de aula, professores/reuniões, atividades e multiúso; fraldários/depósitos; solário; lactário; sanitários para adultos e infantis, com acessibilidade; entre outros. O local conta ainda com pátio coberto e refeitório para integração entre as diversas faixas etárias. Já o espaço não coberto está destinado à instalação de brinquedos infantis.

comentários