Museu do Tropeiro realiza nova live da tradicional Roda de Viola no dia 5 de setembro

Com grande parte da população em casa por causa da pandemia do novo coronavírus (covid-19), o Museu do Tropeiro embarcou na onda das lives para promover a aclamada Roda de Viola

Para fazer chegar ao maior número de pessoas a tradicional Roda de Viola, o Museu do Tropeiro realizará mais uma vez uma transmissão online e ao vivo – a live – do encontro. As atrações acontecem na sede do museu, em Ipoema, no dia 5 de setembro, a partir das 20 horas, e será transmitido pelo canal do youtube da Prefeitura (bit.ly/prefeituradeitabira).

Desta vez, o público poderá conferir o Ritual do Fogo, as expressões culturais e manifestações artísticas do distrito, como Lavadeiras de Ipoema, Estaladores de Chicotes e o recital de poemas de Carlos Drummond de Andrade, com Laura Duarte. O show musical fica por conta de Miguel Oliveira e Rebeca Kennye, com uma versão “raiz” de suas apresentações.

Há 17 anos, o Museu do Tropeiro realiza um encontro de violeiros e manifestações culturais e artísticas, como meio de inclusão social. Habitualmente a festa acontecia nos sábados de lua cheia. No entanto, devido à pandemia do novo coronavírus (covid-19), o Museu do Tropeiro não pôde promover o evento com a presença do público este ano.

Localizado na Estrada Real, o ecomuseu Museu do Tropeiro tem como proposta manter viva a cultura e os costumes da comunidade de Ipoema e seu entorno. Graças à importância do local, Itabira foi reconhecida pelo Governo de Minas como Capital Estadual do Tropeirismo.

Ressalta-se que o Município busca retomar a economia respeitando os cuidados com a saúde de toda a população, e incentiva o isolamento social quando possível, as medidas de higiene e o uso de máscaras e álcool gel.

comentários