Ronaldo Magalhães entrega obras de pavimentação do Alto da Gaivota

Prefeitura conclui urbanização das vias de acesso à parte alta do bairro Pedreira, permitindo o acesso de veículos e do transporte coletivo

Neste domingo (26), os moradores do bairro Pedreira receberam a visita do prefeito Ronaldo Magalhães para a inauguração das obras de pavimentação do Alto da Gaivota, um compromisso firmado pelo Governo Municipal para atender o antigo desejo da população. A solenidade foi realizada no início da nova avenida Dom Mário, paralela à rua Gaivota.

Desde o início das obras – no ano passado – o objetivo, segundo Ronaldo Magalhães, era “proporcionar mais conforto e dignidade” aos moradores desta região. “Esta obra, talvez, seja a mais importante do nosso governo. Eu acompanho o Pedreira há muitos anos e, caminhando por aqui, víamos as senhoras subindo o morro com sacolas de compras, o caminhão de gás e ambulâncias sem acesso, assim como as pessoas idosas tinham dificuldade de chegar à parte inferior do bairro. Por isso, fiz esse compromisso e cumpri”, declarou o prefeito.

Os trabalhos foram executados em duas etapas e a Prefeitura investiu mais de R$ 700 mil. Com a pavimentação, que liga o bairro à rodovia MG-129 – no trecho conhecido como Corta Madeira –, os moradores passaram a contar com o acesso de veículos e do transporte coletivo.

“Esta era uma região de difícil acesso, veículos de porte médio não subiam, assim como van escolar e muito menos ônibus. O prefeito, desde 2018, pediu que fizéssemos um estudo aqui. Em seguida, negociamos com a Vale a desapropriação de um pequeno trecho para executarmos os serviços em duas etapas. Inicialmente, interligamos a parte de cima do bairro ao campinho, descendo até a estrada ‘Corta Madeira’, que era uma via de uso público, mas de propriedade da mineradora”, completou Ronaldo Lott Pires, secretário municipal de Obras, Transportes e Trânsito.

Regiane Isabel de Brito Cruz, moradora do bairro há 38 anos, lembrou a situação precária dos moradores antes da urbanização. “Sem o asfalto era uma luta diária. Não tínhamos água e nem luz, subíamos o morro na terra. Entrava e saía governo e ninguém resolvia o nosso problema. Além do ônibus que vem pra gente, o prefeito arrumou para as crianças também, que não sobem mais a pé depois que a aula termina. Agora, tudo mudou e estamos verdadeiramente felizes”.

Para Denilza Ferreira dos Santos, que mora no Alto da Gaivota há 15 anos, o asfaltamento dessas vias melhorou o acesso e, contribuiu ainda, para a economia do bairro. “Melhorou bastante e desde que eu cheguei aqui, todos esperavam essa obra. Mesmo com o calçamento de algumas ruas, o acesso era difícil e os carros não subiam. Sem falar que, para pegar ônibus, andávamos muito. Outro ganho foi para os moradores que vendem o que produzem, a mercadoria não perde: tem transporte mais fácil e água também”, analisou.

Junto com as obras de urbanização, a Prefeitura solucionou ainda a constante falta d’água na localidade e construiu 1,5 quilômetro de rede de água, interligando o bairro à Estação de Tratamento de Água (ETA) Gatos. Com isso, segundo relatório do Serviço Autônomo de Água e Esgoto (Saae) de Itabira, a distribuição de água atende, igualmente, todas as residências.

Outras ações

De acordo com Ronaldo Lott, serão instalados, “em breve”, no Alto da Gaivota, postes de iluminação que aguardam aprovação da Companhia Energética de Minas Gerais (Cemig). Além disso, segundo o secretário, foi aprovado pela concessionária e está em fase de execução, a iluminação da rodovia – no trecho que compreende a estrada Corta Madeira até a ETA Gatos.

Já na próxima semana, o prefeito informou que a Secretaria Municipal de Obras, Transportes e Trânsito (SMOTT) dará início ao recapeamento das ruas Pássaro Verde, Haiti, Sabiá e avenida Luís Lott. “Nós sempre tivemos e continuaremos a ter o olhar atento para o Pedreira. Vamos atuar pelo crescimento e desenvolvimento dessa comunidade, que está em um dos maiores e mais importantes bairros da cidade”, finalizou Ronaldo Magalhães.

comentários